O uso do lúdico em língua espanhola
O LÚDICO NA LÍNGUA ESPANHOLA
Acadêmica: Adriana Chiarioni Félix
Instituição: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
BATAGUASSU/MS – 2012
RESUMO
A língua espanhola está entre os idiomas mais falados no mundo e, é exatamente na fala, na prática da oralidade que o indivíduo mais sente necessidade de saber com fluência o idioma em questão. Se tratando de uma segunda língua, como no caso o espanhol, constitui-se um desafio para o educador fazer com que o aluno adquira uma boa fluência e torne-se um falante. Trabalhar oralidade em sala de aula pode ser interessante e divertido, desde que, o professor promova atividades lúdicas e interativas e que, ao mesmo tempo, faça com que o aluno aprenda. Uma boa fluência pode ser adquirida também através de atividades descontraídas onde todos interajam. No caso deste projeto foi realizado com ênfase no aprendizado do estágio de Língua Espanhola, realizado na E.E Manoel da Costa Lima.
Nas observações realizadas, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, percebeu-se que os alunos gostam da prática oral, principalmente porque faz com que interajam com o grupo e também aprendam o conteúdo de uma maneira lúdica, pois recursos auditivos e visuais também motivam o aluno para a prática da oralidade.
Acredita-se que é instigante falar sobre algo que se gosta ou que condiz com a própria realidade. A pronúncia pode ser trabalhada de forma espontânea, sem desviar a classe de seu objetivo principal e pode ser corrigida conforme surgirem dúvidas.
Sempre se lembrando de elogiar as evoluções do aluno em seu aprendizado. A oralidade pode ser trabalhada de maneira descontraída, de modo que o aluno não se sinta pressionado e tenha segurança na hora de fazer uso de uma segunda língua. O melhor local para fazer uso da oralidade é na sala de aula, junto com pessoas que também tem o mesmo nível de conhecimento e as mesmas