O uso de vivências em programas de treinamento de habilidades sociais.
O uso de vivências em programas de treinamento de habilidades sociais.
1) Glossário:
Deficits: O que falta para alcançar certo valor ou quantidade numérica; aquilo que está faltando para completar uma conta.
Fedback: processo em que uma pessoa, emissor, emite uma mensagem e obtém uma reação de quem a recebe, receptor, sendo usada para avaliar os efeitos desse processo: feedback positivo ou feedback negativo. Resposta ou reação a um estímulo; resultado retroativo, que atinge o momento anterior à sua ocorrência.
Intervenção: ação de intervir, estar presente.
Paralinguísticos: é a parte da linguística que estuda os aspectos não-verbais que acompanham a comunicação verbal.
Pertinência: Qualidade do que é pertinente, que se refere ao assunto em questão. Característica do que é apropriado e relevante.
Role-playing: é um jogo que trabalha com as criatividades dos jogadores. No jogo os jogadores fingem ser outras pessoas.
2)Elabore quatro questões e as responda sobre a temática de cada subitem do texto.
A) Qual é a contribuição que a vivência traz pra o grupo de pessoas?
No grupo de vivência a pessoa se sente mais relaxada, isto utiliza algumas vivências de acordo com o THS (treino de habilidades sociais). Incentiva as pessoas dos grupos a serem mais cooperativos, aceitando suas dificuldades e também respeitando o próximo. Faz com que o as pessoas adquirem o envolvimento com cada pessoa do grupo.
b) Como são organizadas as estruturas de vivencia?
Sabe-se que também é utilizado o método de objetivo, o procedimento e a observação, as estruturas de vivência tem uma intervenção imensa, pois tudo que será aplicado nos participantes tem que ter feito antes os testes, principalmente nas músicas, todas devem ser testadas com antecedência.
c) qual é o planejamento de um programa THS?
A avaliação ou diagnósticos das dificuldades dos participantes do grupo vivência é caracterizado por três períodos, inicial, intermediário e