O Uso de Teatro no Ensino
Procedimentos de ensino-aprendizagem socializantes
O uso de jogos
Os jogos são atividades lúdicas, que estimulam e motivam a participação dos alunos. Este recurso didático possibilita que os alunos tenham novas experiências, valores e conhecimentos, interagindo com o conteúdo de maneira ativa.
Além de integrar as dimensões afetiva, motora e cognitiva da personalidade dos alunos, os jogos também tem um valor formativo porque desenvolvem a relação social, interação. Importantes lições estarão implícitas no emprego desse tipo e atividade: respeito mútuo, solidariedade, cooperação, obediência às regras, senso de responsabilidade, iniciativa pessoal e grupal, etc..Com os jogos, os alunos aprendem o valor do grupo como força integradora.
É através do brinquedo e do jogo que a criança expressa, assimila e constrói a sua realidade. Reproduzindo assim, as suas vivências e transformando o lúdico em conhecimento. Esse conceito surgiu a partir do movimento da Escola Nova e da adoção de métodos ativos. No século XVIII, educadores já afirmavam que a educação não deveria ser um processo mecânico e repressivo, mas sim um processo natural, de acordo com o desenvolvimento mental da criança. Os educadores também partem da ideia de que deve-se levar em consideração os interesses e tendências inatas dos alunos.
Os professores devem usar sua criatividade para aplicar e desenvolver jogos, levando em conta os objetivos do ensino-aprendizagem, de maneira que uma determinada atividade tenha foco numa determinada disciplina e torne mais dinâmica a aula. O educador tem um papel fundamental no resultado das atividades, pois deve procurar despertar nos alunos o espírito de cooperação e de trabalho em grupo, ensinando-os que ganhar e perder são antônimos, mas não precisam necessariamente ser opostos.
Dramatização
A dramatização consiste na representação, pelos alunos, de forma espontânea ou planejada, pois integra as dimensões cognitiva e afetiva. Quando os alunos