O Uso de Tablets Na Medicina
1
Tablets: O que são eles?
Tablets são computadores leves e compactos, em forma de prancheta, com wi-fi e alguns com conexão 3G para acesso a internet, tela touchscreen (sensível ao toque) dispensando o mouse e o teclado.
Seu diferencial reside principalmente nos aplicativos, que são programas desenvolvidos com o objetivo de facilitar as atividades do usuário. Os apps
(aplicativos) podem ser médicos como o Epocarates, Medscape e Genéricos
Br; Utilitários como o aplicativo de bancos, agenda, leitor de código de barras, localizador do iPad; ou diversão como ebooks, rádios, câmera fotográfica com efeitos e mídias sociais como facebook e twitter.
2
Como escolher um Tablet para uso médico?
Sete requisitos que devem ser pensados antes da compra.
1. A tela: Touchscreen não são todas iguais. Há as capacitativas (sensíveis ao toque) e as resistivas (sensíveis a pressão). Para quem já usou as duas sabe que faz muita diferença.
2. Processador: O mínimo para um tablet deveria ser 1G, pois ele é o cérebro do dispositivo. Um bom processador faz o dispositivo ficar rápido. 3
Como escolher um Tablet para uso médico?
Sete requisitos que devem ser pensados antes da compra.
3. Memória RAM: Quanto maior a memória RAM, maior a agilidade para acessar informações. Não pode ser aumentada como nos computadores.
4. Armazenamento: Espaço disponível para armazenar informações no dispositivo. 16G é suficiente para instalar muitos aplicativos médicos.
Mas se quer você salvar muitas músicas e filmes, melhor optar por mais espaço de armazenamento.
5. Resolução: Extremamente importante para quem deseja ver resultados de exames de imagem no tablet. Hoje o FDA nos EUA já autorizou o uso de aplicativos de imagem para diagnóstico, ou seja, já é possível diagnosticar AVC em tomografias pelo iPad e afins. Quanto maior a resolução, mais detalhes é possível observar na imagem.
4
Como escolher um Tablet para uso