Conceito de Habitus
Habitus é aquilo que chamamos de estilo de vida, ou seja, são os valores que adquirimos desde a primeira infância e servem como base para as nossas escolhas e ações cotidianas. São, também, produtos do mesmo operador prático, que é o sistema de disposição duráveis e intransponíveis, que exprime sobre a forma de preferência sistemática às necessidades objetivas das quais ele é o produto.
2. A partir das teorias de Pierre Bordieau, explique o processo sociológico de constituição de culturas dos vícios, luxos, virtudes e necessidades.
Em relação à constituição de culturas, a cultura surge a partir do momento em que sociedades que têm relações entre si e convivem em um mesmo espaço e, a partir dessas relações entre si, cria-se o habitus e deste habitus, surge a cultura. Sendo que muitas vezes a cultura tem relação com os bens que as pessoas possuem, e pelas práticas que manifestam distinções como esportes, jogos, distrações culturais e as propriedades que cercam os grupos ou indivíduos como casas, móveis, quadros, livros, automóveis, cigarros, perfumes e roupas: isso faz parte da cultura de uma pessoa, seus vícios, luxos e virtudes.
3. Explique os processos de constituição das classes sociais.
Nada distingue, com efeito, mais rigorosamente as diferentes classes do que as disposições e as competências objetivamente exigidas pelo consumo legítimo das obras legítimas e mais rara do que essas capacidades relativamente comum de adotar um ponto-de-vista propriamente estético sobre objetos já constituídos, esteticamente designados, portanto a admiração daqueles que aprenderam a reconhecer os sinais e a capacidade reservada aos criadores de constituir esteticamente objetos quaisquer ou mesmo vulgares.
4. De que maneira o sistema escolar pode contribuir na formação de cidadãos complexos?
O sistema escolar é fundamental para contribuir na formação de cidadãos complexos, pois sabemos que uma boa educação é fundamental na