Terceira Revolução Industrial
Introdução:
A Terceira Revolução Industrial teve início em meados da década de 1940, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, vindo até os dias de hoje. A evolução é notória referente aos últimos anos, as profundas evoluções no campo tecnológico, foram desencadeadas principalmente pela junção entre conhecimento científico e produção industrial. A Terceira Revolução Industrial ou Revolução Tecno-científica, como também é chamada, permitiu o desenvolvimento de atividades na indústria que aplicam tecnologias de ponta em todas as etapas produtivas. A produção de tecnologias é um ramo que apresenta como um dos mais promissores no âmbito global. Tem como principal característica o uso de tecnologias avançadas no sistema de produção industrial, a utilização dessas tecnologias associadas ao desenvolvimento contribuiu a grandes realizações neste período, desenvolvimento da chamada química fina, a biotecnologia, a escalada espacial, a robótica, a genética, entre outros importantes avanços.
Quando se fala Terceira Revolução Industrial, pode invocar em nosso imaginário uma paisagem arrojada e futurista: robôs, máquinas de comando numérico, medicina robótica, manufaturas e desenhos ajudados por computador, programas de controle de qualidade. Ela, no entanto, é mais que o fetiche tecnológico, é um processo econômico, político e cultural em curso, de grande dinamismo e alta complexidade e está acontecendo em escala planetária e em ritmo intenso, exigindo a inserção de todos.
Os avanços da microeletrônica e da incorporação da informática aos processos de produção para garantir produtos de melhor qualidade e maior competitividade no mercado. As atividades que mais se destacam no mercado estão vinculadas à produção de computadores, softwares, microeletrônica, chips, transistores, circuitos eletrônicos, além da robótica com grande aceitação nas indústrias, telecomunicações, informática em geral. Destacam-se ainda a expansão de transmissores