Resumo Gestão de Pessoas
BANCO DE IDENTIFICAÇÃO DE TALENTOS
Inteligências múltiplas versus bancos de talentos
Os termos competência e inteligência caminham lado a lado. Um profissional em nosso mercado, hoje em dia, tem a capacidade de ser inteligente, é capaz também de lidar com paradoxos, de adaptar-se às diversas mudanças do ambiente, com competência para inovar e gerar resultados. Estes são valorizados: os que possuem um domínio de competências superior à maioria. O homem, diferente do animal irracional tem a habilidade para inventar e criar. Tal capacidade faz do homem o construtor de seu próprio destino.
O que é ser inteligente?
Segundo Aurélio Buarque de Holanda, inteligência, é a capacidade de aprender, apreender ou compreender; inclui percepção, apreensão, intelecto, intelectualidade, capacidade de adaptar-se facilmente, agudeza, perspicácia, destreza mental, habilidade.
Que formas de inteligência precisamos desenvolver?
A inteligência humana apresenta-se sob sete formas, de acordo com Gardner. As inteligências se intercalam, se misturam, se complementam e, quando reunidas, fortalecem aqueles que as possuem, influenciando assim, na atuação profissional.
Que aspectos da inteligência humana são valorizados em nossa cultura?
A predominância do racional sobre o emocional e intuitivo é evidente na nossa educação, que sempre privilegiou a inteligência lógico-matemática e a linguística. Mas as portas estão se abrindo para os que dominam as inteligências menos estimuladas, que não deixam de ser importantes. Por isso, se torna vantajoso a implantação de um banco de talentos, onde é possível descobrir as pessoas que apresentam o fator quim - Quociente de Inteligências Múltiplas.
Para que e quais as vantagens de montar um banco de talentos
O banco de talentos permite à empresa desenhar um raio X do seu potencial humano, servindo de base para a tomada de diversas decisões gerenciais. O banco de talentos favorece uma gestão mais dinâmica e participativa, além de trazer