O uso das tecnologias na Escola
As tecnologias sempre estiveram presentes na Educação. Antes o professor tinha como recurso o mimeógrafo, o retroprojetor, a televisão, o rádio, para que pudesse fugir um pouco a rotina de suas aulas que na maioria das vezes era basicamente expositiva com o quadro e giz.
Hoje a tecnologia avançou muito e novos recursos estão aí. As escolas hoje estão sendo informatizadas com telecentros com internet, salas de vídeos, e muitos outros.
Mas o que percebemos é que em algumas escolas ás vezes esses equipamentos chegam e ficam encostados por não haver espaços adequados para serem instalados. Em outras não são utilizados porque os professores ainda não estão preparados para utilizá-los. Muitos ainda têm resistência ainda em ligar qualquer aparelho eletrônico qualquer, por medo de que o mesmo estrague.
É preciso que o professor esteja preparado para o uso dessas novas tecnologias e para isso faz-se necessário um aperfeiçoamento nessa área. É preciso investimento e qualificação em cursos para que o professor possa fazer bom uso dessas novas tecnologias que estão chegando às escolas.
Em todas as disciplinas o professor pode desenvolver atividades usando as tecnologias. São várias as possibilidades, como exemplo: filmes, documentários, pesquisas, jogos e várias outras sugestões. O professor precisa estar ciente de seu objetivo para que a atividade não perca o sentido. É preciso planejar sua aula para que a atividade tenha um significado real para o estudante e não seja apenas para passar o tempo.
As tecnologias vêm ao encontro de novas habilidades e ajudam a formar novas competências se bem trabalhadas com o auxilio do professor. O aluno poderá desenvolver seu senso critico pensamento dedutivo, capacidade de absorver o necessário de imagens e textos.