uso da tecnologia na escola
Edinaldo Pires de Moura - edin.aldo.ptmoura@hotmail.com-
Leila de Souza Vasque - aliel_72@hotmail.com
Resumo:Este presente trabalho nos traz a importância e possibilidades em aplicar metodologias na escola em tempo integral. O uso das tecnologias dentro desta perspectiva de ensino, possibilita ao aluno uma ampla formação, adquirindo grande conhecimento e aumentando suas potencialidades motoras, cognitivas e intelectuais. O objetivo principal deste artigo é perceber como o Educador pode contribuir na elaboração de atividades inovadoras que poderão ser utilizadas como ferramentas didáticas no ensino em tempo integral. A metodologia utilizada foi a pesquisa, na percepção de que as atividades que envolvem o uso da internet, vídeo, jogos e brincadeiras possa servir de método de ensino-aprendizagem, afinal, a internet pode ser apontada como o ato tecnológico, e o Educador poderá estabelecer uma estreita relação entre o uso destas ferramentas e o processo ensino-aprendizagem que passa a criar uma ponte de ligação entre um e outro, interação esta que garante um maior desenvolvimento do aluno promovendo caminhos para que os objetivos da aprendizagem sejam amplamente alcançados.
Palavras-chave: metodologias; integral; ensino-aprendizagem; internet; vídeo.
Introdução
A educação integral contribui para a construção de uma educação de qualidade, construindo indivíduos que sejam capazes de compreender e intervir na realidade. Quando se fala em educação integral é necessário assumir uma concepção de educação emancipatória que valorize e respeite as individualidades das crianças, jovens e adultos.
Dentre os programas de educação integral implantados em nosso país, o Mais Educação é um exemplo de grande sucesso no âmbito nacional. Desde a sua implantação até os dias atuais tem obtido avanços significativos na educação brasileira. Além das escolas já vinculadas ao programa governamental, dezenas de municípios estão procurando