Relatorio retificadores
Medir as ondas em retificador de meia onda, onda completa e ...
2-Introdução teórica
Os retificadores tem por função transformar a corrente alternada (CA) em corrente contínua (CC), esse processo consiste em manter os elétrons se deslocando em um mesmo sentido CC, ao contrário do que ocorre quando se tem corrente alternada, caso em que os elétrons se deslocam ora em um sentido ora em outro. Além disso, existem diversas tecnologias de retificação, das quais pode-se citar eletromecânica e eletrônica, nesse caso utiliza-se diodos semicondutores. No que se refere a retificação eletrônica existem retificadores controlados e não controlados, dentro do grupo dos retificadores não controlados exitem os retificadores de meia onda e os retificadores de onda completa.
2.1 – Retificador meia onda
O circuito retificador a diodo mais simples que pode ser construído é denominado com Retificador de Meia Onda. Esse circuito utiliza apenas um diodo retificador, esse dispositivo conduz durante o semiciclo positivo, no semiciclo negativo o Diodo entra em bloqueio, ficando reversamente polarizado.
A frequência de saída dos retificadores de meia onda é igual a frequência de entrada, já nos circuitos retificadores de onda completa a frequência de saída é igual a dobro da frequência de entrada. Em relação ao custo, os retificadores que utilizam apenas um diodo chegam a custar 4 vezes menos que os de onda completa. Umas das grandes desvantagens desse desse tipo de topologia de retificador está na necessidade de utilização de capacitores maiores, já que o nível de oscilação na corrente de saída é maior que de onda completa.
2.2 – Retificador onda completa
Um circuito retificador de onda completa também pode ser chamado de uma ponte retificadora. Ele inclui quatro diodos distintos ligados a um conversor de corrente alternada (AC) para corrente contínua (DC). Esses retificadores podem ser configurados a partir de diodos individuais ou comprados como componentes moldados