relatorio retificador monofasico totalmente controlado
franca abril 2015
engenharia elétrica universidade de franca
Ricardo silva
Trabalho apresentado ao professor como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Eletrônica de Potência I do 9º período noturno do curso de Engenharia Elétrica, na Universidade de Franca.
1- INTRODUÇÃO
Historicamente, a retificação controlada de potência apareceu com o desenvolvimento da válvula a gás e posteriormente com o desenvolvimento dos semicondutores de potência. O elemento mais representativo da família dos semicondutores controlados de potência é o tiristor (SCR). Os circuitos retificadores controlados constituem a principal aplicação dos tiristores em conversores estáticos. Esses circuitos possuem uma vasta aplicação industrial, com grande gama de especificações na alimentação de dispositivos de baixa até médio-alta potência, como por exemplo, no acionamento de motores de corrente contínua, em estações retificadoras para alimentação de redes de transmissão C (VHDC), no acionamento de locomotivas, etc. Retificadores montados com tiristores permitem a manipulação da tensão em sua saída (VCMED) em função do ângulo de disparo. Varia-se o ângulo de disparo de tiristores, deslocando no tempo o pulso de disparo enviado ao gate.
2- OBJETIVos
O objetivo desta prática é manipular a tensão de saída em função do ângulo de disparo, permitindo assim controlar a potência de uma carga.
3- DESENVOLVIMEnto
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS
- Cartão de disparo trifásico (mod. 63);
- Cartão de fusíveis (mod. 66);
- Cartão de SCRs (mod. 64);
- 1 lâmpada de 60W/127V;
- Osciloscópio;
- Multímetro;
- Cabos para conexão.
3.2 PROCEDIMENTOS
3.2.1 CONTROLE DA TENSÃO DE SAÍDA
Inicialmente, montou-se o circuito abaixo na bancada educativa :
Em seguida colocamos a chave CH1 do cartão mod. 63 na posição curto, CH2 e CH3 na posição