Eletronica
Celso Andrade
Danilo Dias Tannus
SÃO CRISTÓVÃO
SETEMBRO DE 2012
PROJETO DE UM DETECTOR DE PRECEDÊNCIA COM SCR
Relatório apresentado ao professor Dr. Levi Pedro Barbosa de Oliveira do departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Sergipe como parte dos requisitos para conclusão da disciplina 107127 – Eletrônica de Potência no semestre 2012/1.
SÃO CRISTÓVÃO
SETEMBRO DE 2012
RESUMO
Como trabalho final da disciplina Eletrônica de Potência, foi escolhido um tema que tem como discussão principal o SCR (do inglês Silicon Controlled Rectifier ou retificador controlado de silício). A partir das propriedades deste dispositivo foi desenvolvido o projeto de um detector de precedência, o qual foi simulado e montado.
INTRODUÇÃO O detector de precedência é um dispositivo que pode ser utilizado em gincanas escolares, empresas, grupo de amigos, ou até mesmo em competições esportivas. Trata-se de um circuito capaz de mostrar com precisão qual equipe ou participante “apertou o botão primeiro”. Para este projeto, o detector será desenvolvido utilizando SCR’s. http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/985-detector-de-precedencia-col003.html http://www.angelfire.com/on/eletron/scr.html Os Retificadores Controlados de Silício, ou simplesmente SCR são componentes formados de camadas PNPN dopadas constituindo um conjunto de três junções. Para um melhor aprendizado, pode-se representar um SCR por meio de dois transistores interligados: um NPN e outro PNP, como observado na figura a seguir:
Basicamente ele é um diodo com anodo catodo e uma porta ou gate.
Para que a resistência entre catodo e gate seja baixa, há de se polarizar com uma pequena corrente em sentido direto esses terminais, fazendo com que o SCR atue como um simples diodo.
Sem atuar no gatilho o circuito