O uso das sete ferramentas da qualidade
MBA em Gestão da Qualidade
Claudia Manoel Ribeiro
O USO DAS SETE FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE NAS EMPRESAS
São Paulo
2014
Descrição do Assunto
As Sete Ferramentas Básicas de Qualidade são técnicas muito utilizadas nas empresas para identificar problemas de qualidade, qual sua relativa importância e quais alterações poderão provocar os efeitos desejados.
Elas são chamadas básicas porque são suficientes para pessoas com pouco treinamento formal em estatística, e porque podem ser usadas para resolver a maioria de assuntos relacionados à qualidade. São elas:
1. Diagrama de Pareto
Essa ferramenta foi proposta por um economista italiano Alfredo Pareto que, ao analisar a sociedade, concluiu que grande parte da riqueza se encontrava nas mãos de um número reduzido de pessoas.
Este método também é conhecido por método ABC ou dos 20-80%. De uma forma sucinta, este método nos diz que a grande maioria dos efeitos é devida a um número reduzido de causas.
O princípio de Pareto pode ser usado para diferentes tipos de aplicações em termos de qualidade. Assim, uma vez que os problemas da qualidade aparecem normalmente sobre a forma de perdas, é de extrema importância tentar identificar o porquê da sua causa. A análise de Pareto diz que, em muitos casos, a maior parte das perdas que ocorrem são devidas a um pequeno número de defeitos considerados vitais. Os demais defeitos, que dão origem a poucas perdas, são considerados triviais e não constituem qualquer perigo sério. Por outro lado, este princípio pode também ser aplicado à redução dos custos de defeitos. Tais custos compõem-se principalmente do custo das reparações e das rejeições devidos a defeitos nos produtos em fabricação ou devolvidos pelos clientes. Mais uma vez o que se verifica é que uma pequena porção (cerca de 20%) de produtos defeituosos (ou do número de defeitos de uma mesma produção) é muitas vezes responsável pela maior parte (cerca de