resumo sociologia e sociedade
Nascimento e desenvolvimento da sociologia.
A Sociologia nasceu da mudança radical da sociedade, ela é fruto de toda uma forma de conhecer e de pensar a natureza e a sociedade. Resultando no surgimento do capitalismo.
O século XV, foi marcado por transformações fazendo o homem analisar sociedade um novo objeto de estudo. Essa situação foi causada pelas revoluções industrial e francesa, que mudaram o curso que a sociedade estava tomando na época.
A Revolução Industrial representou a consolidação do capitalismo, uma nova forma de viver, com novas existências, que vão gradativamente, mudando o pensamento moderno, que se tornando radical e científico, substituindo as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum. Na Revolução Francesa, encontra-se filósofos a fim de transformar a sociedade.
No século XIX, a consolidação do sistema capitalista na Europa irá fornecer os elementos que servirão de base para o surgimento da Sociologia como ciência particular.
Auguste Comte, considerado o "pai da sociologia", propôs uma completa reforma da sociedade em que vivia, assim ao se modificar a forma de pensar dos homens por meio dos métodos das ciências de seu tempo, o que ele chamou de filosofia positiva, havendo como conseqüência, a reforma das instituições. Neste ponto aparece a sociologia ou "fisíca social". Na sociologia, a influência desse pensador é marcante na escola francesa, através de Émile Durkheim e todos o seus contemporâneos e seguidores.
A tradição socialista, nascida da luta dos trabalhadores em vários momentos, tem como expressão intelectual de maior peso o pensador alemão Karl Marx, que juntamente com Friedrich Engels, procura estudar a sociedade capitalista, tendo como objetivo dotar a classe trabalhadora de uma análise da sociedade de seu tempo.
Marx e Engels não têm nenhuma preocupação em definir uma ciência específica para estudar a sociedade. A sociedade para eles devem ser analisada na sua totalidade, não