Resumo de sociologia sobre sociedade, educação e emancipação
A sociedade nos molda, a educação que rescebemos tem por objetivo nos enquadrar às expectativas do meio social em que vivemos (nossa classe, nossa profissão, nosso meio moral). Cada geração transmite à seguinte, através da educação, os elementos fundamentais para a manutenção da estabilidade das coletividades humanas. Mas sabe-se que a sociedade não é bem assim, então questione, analise, pergunte-se o que existe por trás das aparências de uma sociedade Diante do que se ver, como transformar essa realidade?
Marx e o pensamento sociológico
Karl Heinrtich Marx, com sua obra marcou, definitivamente, o pensamento ocidetal do século XIX. Seu objetivo de pesquisa fundamental foi a sociedade capitalista, onde percebeu à sua volta que, além dos sinais de miséria e sofrimento das classes trabalhadores, havia um processo histórico envolvido a levar a burguesia a condição de classe dominante e a exploração manul, instrumental e saber dos trabalhadores, transmitido de geração para geração atráves de séculos, e isso se torna ponto diferencial de Marx.
Marx combinou em seu pensamento duas perspectivas diferesntes, dois modos diferentes de encarar a realidade: um modo analítico, isto é, prentende ver a realidade como ela é, por outro lado é normativo, pretende vislumbrar como a realidade deveria ser.
Para entender a sociedade capitalista, Marx julgou necessário descobrir como a história humana funciona, desde as primeiras civilizações, e acreditou de fato haver descoberto este mecanismo. Seu amigo e parceiro Friedrich Engels dizia que assim como Darwin descobriu as leis da evolução das espécies, Marx havia descoberto as leis da história que se assemelhava muito com a de Durkheim: que as ciências socias se expliquem em geral em leis como as leis das ciências da física ou da biologia.
Nessa "descoberta" de lei da história seu fundamento era algo como: "o que move a história é a luta entre as classes sociais". E compreendendo