fichamento
Sociologia da Educação (p. 16-69) Capítulos: II, III e IV.
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia Da Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
Assunto
Fichamento por Capítulo
O autor resgata as ideias de Durkheim, segundo o qual a educação tem por objetivo enquadrar o individuo às expectativas do meio social em que vive.
De acordo com o autor, o pensamento ocidental do século XIX, sofreu uma forte influencia da obra de Karl Henrinch Marx (1818-1883),cujo objeto de pesquisa era a sociedade capitalista de seu tempo.
Capítulo II
SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E VIDA MORAL
O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?
- “Somos nós que fazemos a hora? Ou a hora já vem marcada, pela sociedade em que vivemos? O que afinal, o “sistema” nos obriga a fazer em nossa vida? Qual a nossa margem de manobra? Qual o tamanho da nossa liberdade?” (p. 17)
- “Data dos primeiros esforços dos fundadores da sociologia como disciplina com pretensões científicas a dificuldade em lidar com essa extensão entre, de um lado, a possibilidade de ver a sociedade como uma estrutura com poder de coerção e de determinação sobre as ações individuais e, de outro, a de ver o indivíduo como agente criador e transformador da vida coletiva.” (p. 17)
Durkheim e o pensamento sociológico
- “Educar é conservar? Ou revolucionar? Educar é tirar as vendas dos olhos ou impedir que o excesso de luz nos deixe cegos? Educar é preparar para a vida? Se for assim para qual vida?” (p. 18)
- “O sociólogo é o único cientista preparado para detectar esses estados coletivos.” (p. 19)
-“A sociologia, enuncia Durkheim, é o estudo dos fatos sociais. E fatos sociais são justamente aqueles modos de agir que exercem sobre o individuo uma coerção exterior, e que apresentam uma existência própria, independente das manifestações individuais que possam ter.” (p. 19)
-“O recado é o seguinte: a sociedade está na cabeça dos homens e das mulheres, de todos e de cada um.” (p. 20)
-“Em outras palavras.