O USO DAS FUNÇÕES DA LINGUAGEM COMO MECANISMO DE PERSUASÃO PUBLICITÁRIA
Flávia Cruz de Oliveira1
Joyce Diniz Pereira2
RESUMO
O trabalho proposto analisa as funções da linguagem na prática da comunicação quando aplicadas a peças publicitárias, e evidencia sua importância como técnica de persuasão, tendo como intenção abordar as estratégias exploradas pelos profissionais. A princípio, define e explica os termos persuasão e convencimento e explicita como tais significantes se aplicam no ato de criação e distribuição publicitária. Em segundo lugar, aborda os principais elementos da comunicação, associando-os ao direcionamento do foco na prática comunicativa com as definições de funções da linguagem. Dessa forma, explica e cita diversas peças com o objetivo de exemplificar a maneira e a ocasião onde as funções podem ser aplicadas e identificadas como mecanismos persuasivos.
PALAVRAS-CHAVE: publicidade; propaganda; persuasão; linguagem; comunicação INTRODUÇÃO
Esse estudo parte da análise de modelos publicitários. A princípio, define-se o significado do termo persuasão e como isso é aplicado no desenvolvimento de uma peça publicitária. Autores como Barreto (Criatividade em propaganda, 1982), Bellenger (A Persuasão e suas técnicas, 1987), são referências do assunto. Já o estudo da linguística e a definição de funções da linguagem foram auxiliados por Roman Jakobson (Linguística e Poética, 1980) e Samira Chalhub (Funções da linguagem, 2003).
Solicitado pela professora Laura Aguiar como trabalho conclusivo da disciplina Oficina de Texto do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, esse trabalho discute e analisa a abordagem de recursos linguísticos como as funções da linguagem na construção dos símbolos textuais em uma peça, além de evidenciar como tais símbolos são parte significativa da persuasão.
DESENVOLVIMENTO
A revolução industrial no século XVIII provoca o desenvolvimento da produção em série e a consequente necessidade de