O uso da t.i nas empresas
O “mercado a consumo” torna-se cada vez mais competitivo. A ligação entre empresas (oferta/produto) e população (consumidores), mais do que nunca é indispensável. E, para que esse “elo” continue existindo, as empresas dispõem-se de uma ferramenta de grande valor: A TI (Tecnologia da Informação). Permitindo que os seus clientes sejam estudados e os seus comportamento observados. Porém, investir nessa tecnologia tem que ser bem elaborado, pois as empresas devem ter a consciência que seus benefícios não estão ligados diretamente ao próprio investimento TI, mas ao uso que as informações advindas deles fornecem.
A estratégia de TI é voltada para o “Positive feed back”, onde os clientes usam as redes (amigos, parentes, colegas, etc.) para fazer a propaganda do produto por eles utilizado, de maneira voluntária.
Entre outras estratégias a TI possui uma Cadeia Virtual de Valor (CVV), que envolve cinco principais atividades: A coleta de dados, a organização, a seleção, a consolidação e a distribuição da informação. Usando os cinco passos mais a própria CVV, permite a organização identificar os desejos dos consumidores de forma mais eficaz e atende-los de melhor modo também.
-T.I NAS EMPRESAS
Para exemplificar a utilização da TI nos polos indústrias brasileiros foram analisadas três grandes empresas de produtos diferentes: Credicard S/A, Natura e General Motors do Brasil.
- Credicard
Desde sua fundação (1971) a empresa participa ativamente no mercado de cartões de crédito no Brasil. Possui cerca de seis bilhões de clientes. A estratégia da Credicard está baseada na criação de capacidades para ajustar a empresa à competição no mercado em constante mutação. Baseados em processos, tecnologia sofisticada e funcionários bem preparados, a empresa busca ganhar maior agilidade e superação em suas demandas.
- Natura
É uma das indústrias mais importantes do Brasil, atestando a qualidade de sues produtos e uma gestão que combina informalidade e