SISTEMAS ESPECIALIZADOS
HAMILTON JUNIOR
HÉLIO JUNIOR
IRLAN MARCELO
LUÍS AUGUSTO
MARCOS BRITO
O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) NA ESTRATÉGIA DAS ORGANIZACÕES
Salvador
2014
O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ESTRATÉGIA DAS ORGANIZAÇÕES
A Tecnologia da Informação é mais abrangente do que os de um processamento de dados, sistemas de informação engenharia de software, informática ou conjunto de hardware e software, pois também envolve aspectos humanos, administrativos e organizacionais.
É grande a expectativa de aplicação da Tecnologia da Informação nas organizações, para isso, tem que haver um alinhamento estratégico entre a T.I. e o negócio. Atualmente a T.I. vem sendo usada como uma ferramenta de produtividade para as organizações.
A visão da T.I. como arma estratégica competitiva tem sido discutida e enfatizada, pois não só sustenta as operações de negócio existentes, mas também permite que se viabilizem novas estratégias empresarias. Isso fez com várias empresas passassem a investir em T.I. buscando mais produtividade e redução de custos.
O modelo estratégico da T.I. e suas aplicações atuais tem grande impacto nas empresas, principalmente quando posicionada em alto nível, como em bancos, criando vários serviços e produtos novos.
Um exemplo é o Banco do Brasil que deve consolidar investimentos na construção de dois datas centers, que garantirão capacidade de processamento até 2015. O Banco do Brasil pretende transformar seu legado de software através da transformação dos processos, para serem utilizados como um serviço, sendo reaproveitado na construção da nova plataforma digital do banco.
A ideia surgiu depois de um evento de tecnologia para instituições financeiras da América Latina, o Ciab Febraban, onde teve a participação do vice-presidente de T.I. do Banco do Brasil Geraldo Dezena.
Depois desse exemplo citado acima, podemos ver a dimensão que teve a Tecnologia da Informação nos últimos anos, como vem crescendo e