O Uso Da Palavra
Irmão Ronaldo Godinho
Mensageiros da Liberdade
O irmão, em loja aberta, se manifesta através da palavra, solicitada no momento adequado, conforme previsto no Ritual, diretamente aos vigilantes, quando tiver assento nas colunas, e ao Venerável quando estiver no Oriente.Normalmente, os Irmãos das Colunas pedem a palavra da seguinte maneira: o Obreiro batendo uma palma e estendendo o braço direito, sentado, aguarda a autorização do vigilante da sua coluna para falar, sendo concedida, se coloca em pé e a ordem, iniciando a saudação as luzes, as autoridades e os irmãos presentes, respeitando a hierarquia. Poderá o venerável mestre após o término das saudações dispensar o Ir.’. do sinal, neste caso, deverá, o Ir.’. manter uma postura correta, como cruzar as mãos para trás ou sobre o avental. Ao final da exposição, faz o sinal Gutural e senta-se.
Nenhum Ir.’. poderá fazer uso da palavra, sem autorização. No caso da necessidade de se manifestar após a circulação da palavra, para acrescentar algo importante e relevante ao assunto em pauta, o Ir.’. solicitará a palavra ao Vig.’. de sua coluna que solicita ao venerável Mestre, que poderá ou não autorizar o retorno da palavra a col.’., se autorizada, a palavra retornará ritualisticamente e com todas as formalidades necessárias à sua circulação. Não existe autorização para o Ir.’. mudar de col.’. ou se deslocar até o Or.’., a fim de fazer novamente o uso da palavra.
A Palavra é concedida em sequência: primeiro na Col.’. do Sul.’., depois na Col.’. do Norte e, finalmente, no Oriente. A Palavra não poderá retornar, salvo por deferência especial do Ven.’., ou a pedido do Orador para esclarecimento de dúvida. Nesse caso, a Palavra circulará novamente, voltando para a Col.’. do Sul.
A palavra deve ser usada obedecendo-se as disposições legais. Quando vários Irmãos pedirem a palavra, ao mesmo tempo, e o Vig.’., não podendo utilizar um critério ordenado de procedimento, solicitará que os pedidos sejam