A TICA NO ESPORTE
A PALAVRA ÉTICA É DERIVADA DO GREGO E SIGNIFICA AQUILO QUE PERTENCE AO CARÁTER, FUNDAMENTANDO-SE NO MODO DE VIVER PELO PENSAMENTO HUMANO.
O POSICIONAMENTO DO PSICÓLOGO ESTÁ MAIS NA ATUAÇÃO DENTRO DE UM CÓDIGO DE CONDUTA DO QUE PROPRIAMENTE EM UM CÓDIGO DE ÉTICA, TENDODO EM VISTA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA DOS SUJEITOS E COM A PROMOÇÃO DA SAÚDE.
SEGUNDO BECKER ET AL ( 1998, P.31) PARA O TREINAMENTO PSICOLÓGICO DEVE-SE RESPEITAR OS SEGUINTES PRINCÍPIOS:
1- A PARTICIPAÇÃO NO TREINAMENTO PSICOLÓGICO DEVE ACONTECER POR INTERESSE PRÓPRIO E SEM PRESSÃO EXTERNA;
2- ANTES DE APLICAR O TREINAMENTO PSICOLÓGICO, DEVE-SE INFORMAR OS ATLETAS SOBRE SEUS OBJETIVOS, MÉTODOS, INDICAÇÕES E EFEITOS;
3- OS MÉTODOS APLICADOS NO TREINAMENTO PSICOLÓGICO DEVEM SER CIENTIFICAMENTE COMPROVADOS;
4- O TREINAMENTO PSICOLÓGICO DEVE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE E DESENVOLVER A SAÚDE, BEM ESTAR, AUTODETERMINAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA EM SEU PRINCÍPIO FUNDAMENTAL I, QUE AFIRMA QUE : “O PSICÓLOGO BASEARÁ SEU TRABALHO NO RESPEITO À DIGNIDADE E À INTEGRIDADE DO SER HUMANO” E NO PRINCÍPIO VII “ O PSICÓLOGO NO EXERCÍCIO DE SUA PROFISSÃO COMPLETARÁ A DEFINIÇÃO DE SUAS RESPONSABILIDADES, DIREITOS E DEVERES, DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS ESTABELECIDOS NA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANS”, APROVADA EM 10 DE DEZ. DE 1948, PELA ASSEMBLÉIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS, ESTAS SERVIRÃO DE ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O TRABALHO DO PSICÓLOGO NA ÁREA DO ESPORTE.
COM ESSES PRINCÍPIOS, MOSTRA-SE EVIDENTE QUE PARA A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NECESSÁRIO SE FAZ UMA PRÁTICA CONSCIENTE E CRÍTICA, NÃO SE IMPORTANDO COM QUAL SEJA O LOCAL DE SUA ATUAÇÃO.
PODEMOS VER QUE ALÉM DO PSICÓLOGO, EXISTEM OUTROS TÉCNICOS QUE SE UNEM AO PSICÓLOGO COMO PREPARADORES FÍSICOS, MÉDICOS, TÉCNICOS, NUTRICIONSISTAS, FISIOTERAPEUTAS E FISIOLOGISTAS TRANSFORMANDO A ATIVIDADE EM UMA ATIVIDADE MULTIPROFISSIONAL, OU SEJA, VÁRIOS