O USO DA LUZ UV NOS PROCESSOS E ENSAIOS QUÍMICOS
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA – DAQ
O USO DA LUZ UV NOS PROCESSOS E ENSAIOS QUÍMICOS
São Luís
2014
UTILIZAÇÃO DE RAIOS UV NOS ENSAIOS QUÍMICOS
NA MICROBIOLOGIA
É o estudo dos microrganismos. E microrganismos são as formas de vida que, originalmente, só poderiam ser vistas com o auxílio do microscópio óptico (posteriormente, com o microscópio eletrônico). Elas incluem bactérias, fungos, vírus, protozoários, algas unicelulares, viróides e prions.
O controle de microorganismos se refere às diferentes formas de matar ou remover os microorganismos, reduzir o número e inibir o crescimento. O método de escolha depende do tipo de material que contém o microrganismo. Este controle pode ser feito através de métodos físicos e métodos químicos. Um método Físico muito utilizado é a radiação atrazés da luz uv (não-ionizante), que altera o DNA através da formação de dímeros. As lâmpadas germicidas são de baixo poder de penetração.
Fig.1: Lâmpada UV para detecção de substâncias fluorescentes, pode ser usada na detecção de E.Coli através do MUG (meios fluorogênicos como o Fluorocult e Chromocult Merck, entre outros).
ESTERILIZAÇÃO/DESINFECÇÃO POR LUZ ULTRAVIOLETA
Radiação é definida como energia emitida da atividade de um átomo e dispersa a uma alta velocidade através da massa ou espaço. É caracterizada por uma faixa de comprimento de ondas conhecida como espectro eletromagnético.
Raios Ultravioleta: A radiação ultravioleta (UV) possui um comprimento de onda de aproximadamente 100 nm (nanômetros) a 400 nm. É mais letal de 240 nm a 280 nm (com pico em 260 nm). Na prática cotidiana a fonte de raios ultravioleta é a lâmpada germicida, que gera radiação a 254 nm. A radiação ultravioleta não é tão penetrante quanto a radiação ionizante. Isso porque a radiação ultravioleta passa livremente pelo ar, relativamente pela água, e muito pouco