briefing protetor solar
CURSO DE FARMÁCIA
CLAUDIA MEDEIROS MILANEZ
CRISTIAN TRAJANO VARELA
FERNANDO DOS SANTOS
YURI MORI BORGES
BRIEFING PROTETOR SOLAR INFANTIL
SUN & SUN KIDS FPS 30
CRICIÚMA, 2014
CLAUDIA MEDEIROS MILANEZ
CRISTIAN TRAJANO VARELA
FERNANDO DOS SANTOS
YURI MORI BORGES
BRIEFING PROTETOR SOLAR INFANTIL
SUN & SUN KIDS FPS 30
Trabalho apresentado para cumprimento da disciplina de Cosmetologia do Curso de Farmácia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Solicitado pela professora Zóe Paulina Feuser.
CRICIÚMA, 2014
INTRODUÇÃO
O estudo das relações entre a radiação solar e a pele humana avançou consideravelmente nos últimos decénios. O fato deve-se, em grande parte, à instalação de hábitos de exposição cutânea desregrada à luz solar, mercê de profundas modificações comportamentais das sociedades desenvolvidas. (RODRIGO; RODRIGO, 2011).
Hoje o uso de bonés, chapéus, óculos escuros, limitação à exposição ao sol no horário compreendido entre 10h00min e 16h00min e principalmente o uso de protetores solares, são componentes indispensáveis em qualquer programa completo de fotoproteção. Porém, os protetores solares devem ser devidamente formulados, selecionados e aplicados, para que sejam eficazes. Mesmo quando o tempo está nublado ou chuvoso, a proteção contra os raios ultravioletas através de protetor solar reduz a intensidade do dano à pele e aos cabelos.
Crianças e homens, principalmente, merecem atenção quanto à exposição solar. Normalmente, os homens não têm costume de cuidados, tornando um alerta para conscientizá-los. No caso das crianças, o FDA (Food and Drug Administration) recomenda o uso de protetor solar somente acima dos seis meses de idade, pois com menos meses de vida, há uma maior absorção percutânea e o sistema excretório da pele não está ainda totalmente desenvolvido, podendo haver toxicidade. Como