O Treinamento como alicerce para o sucesso/desenvolvimento das organizações
Introdução
O mundo de hoje é alicerçado pela Era do Conhecimento, gerando mudanças na estruturação de diversos segmentos empresariais que compõem a sociedade, tanto pelo viés público quanto privado, sendo a Gestão de Pessoas e a Gestão do Conhecimento fundamentais para o desenvolvimento das organizações.
Nesta perspectiva, expoencia-se a valorização do capital humano como fator determinante para o crescimento das empresas. Assim, o Pedagogo surge como o profissional capaz de gerir as diversas áreas do conhecimento dentro de uma instituição, seja ela escolar ou não, conduzindo ações e agregando valores à organização.
Sobre isto, Torres; Claro (2012) citam Eboli (2004), explicitando que:
Exige-se cada vez mais das pessoas, em todos os níveis hierárquicos, uma postura voltada ao autodesenvolvimento e à aprendizagem contínua. Para criar esse novo perfil as empresas precisarão implantar sistemas educacionais que privilegiem o desenvolvimento de atitudes, posturas e habilidades, e não apenas a aquisição de conhecimento técnico e instrumental.
Vale ressaltar que é necessário suscitar mudanças no que tange o comportamento humano, a fim de formar colaboradores comprometidos e direcionados para os mesmos ideais da organização, propiciando a eficiência dos colaboradores e potencializando talentos.
Dentro desse contexto, a realização de Treinamentos nas organizações torna-se indispensável no âmbito empresarial. Nesta linha de pensamento, depara-se com a definição de Chiavenato (1999): “O treinamento é uma maneira eficaz de delegar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações”.
É necessário atentar para as funções do Pedagogo Empresarial e as características dos novos modelos organizacionais para que haja um clima organizacional favorável, contribuindo para um bom desempenho na realização das atividades dentro da empresa e que, além