O Transporte na cadeia de suprimentos Atividade Estruturada
Tema: O Papel dos Transportes nas atividades de uma Cadeia de Suprimentos:
Introdução:
O transporte normalmente representa um dos elementos mais importantes em termos de custos logísticos para as empresas.
A movimentação de cargas absorve de um a dois terços dos custos logísticos.
Por isso, o gestor de operações logísticas precisa ser um grande conhecedor da questão dos transportes.
A implantação de serviços de transportes relativamente baratos contribui para a redução dos custos e preços dos produtos, por este motivo é preciso aumentar a eficiência por meio da maximização do uso dos ativos e mão de obra empregada no transporte.
Uma das formas para se conseguir esta maximização é através da roteirização dos veículos.
Apresentação e Discussão Das Informações Coletadas:
O cenário de atuação das organizações nos últimos anos principalmente nos mercados industriais estão mais sensíveis ao tempo. Cada vez mais compradores procuram adquirir de fornecedores que ofereçam menores prazos e que atendam a seus requisitos no tocante ao desempenho das entregas. Assim se a marca preferida não estiver disponível, é cada vez mais provável que seja adquirida uma marca substituta. Um desempenho ruim das entregas é hoje um grande motivo de infidelidade do cliente no momento da compra.
O mercado do século XXI está cada vez mais dinâmico e competitivo, quem tem a capacidade de estar à frente da concorrência certamente garantirá uma vantagem positiva diante desta competição feroz. Frente a esse cenário, a inovação e tecnologia têm um papel fundamental para assegurar a qualidade do serviço oferecido.
Por isso os gerentes de transporte têm o compromisso de garantir que a estratégia de 'transporte da empresa, suporte a estratégia competitiva da mesma e devem projetar atividades funcionais que ajudem a atingir esse objetivo considerando sempre:
O transporte feito pela própria empresa e ou