Técnico
Cadeia de suprimentos é uma rede de organizações e processos de negócios para selecionar as matérias-primas, transformá-la em produtos intermediários e acabados e distribuir os produtos acabados ao cliente.
2) Explique como é o fluxo de mercadorias (onde começa, por onde passa e onde termina), na Cadeia de Suprimentos? As mercadorias começam como matérias-primas e, à medida que se movimentam pela cadeia de suprimentos, são transformadas em produtos intermediários (também chamados de peças) e, finalmente em produtos acabados que são enviados a centros de distribuição e lá expedidos para varejistas e clientes. Itens devolvidos fluem na direção contrária, do comprador (cliente) para o vendedor (fornecedor).
3) Na Cadeia de Suprimentos o que causam informações imprecisas e no momento em que ocorre o fato? Ineficiência na cadeia de suprimentos, como falta de peças, capacidade ociosa de produção, estoque excessivo de produtos acabados ou altos custos de transporte, são causados por informações imprecisas e no momento em que ocorre o fato.
4) Porque em uma Cadeia de Suprimentos sempre existem incertezas? Porque muitos eventos não podem ser previstos como demanda incerta, atraso nas remessas dos fornecedores, peças ou matérias-primas defeituosas, ou ainda panes/paradas no processo de produção.
5) Qual é papel do estoque de segurança na Cadeia de Suprimentos?
O estoque de segurança atua como um escudo contra a falta de flexibilidade na cadeia de suprimentos, muito embora, manter um estoque excessivo saia caro, porém, baixas taxas de atendimento também são dispendiosas.
6) O que é o efeito chicote e como pode-se controlar?
É a distorção da informação relativa a um produto à medida que passa de uma organização à outra seguinte na cadeia de suprimentos.
Pode ser controlado quando se reduzem as incertezas sobre a demanda e a oferta, isso só ocorre quando todos os membros cadeia de suprimentos contam com informações