Conceitos
Visão Sistêmica – Consiste na compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interação entre estas. Várias forças atuam num sistema em funcionamento, sejam estas internas ou externas. Ao considerar a organização como um sistema, passa-se a analisar o ambiente, ou seja, o conjunto de forças que possam ter alguma influência sobre o funcionamento desse sistema. O conhecimento mais profundo da dinâmica dos sistemas e da interação entre as variadas forças atuantes permite que as organizações proponham ações mais eficazes, não só de curto prazo, mas também e principalmente de médio e longo prazo. A visão sistêmica está baseada no conceito de que o todo, resultante da junção das partes, é muito maior do que simplesmente a soma destas.
Conceitos de visões sistêmicas aplicados na arquitetura e no urbanismo
Na arquitetura e no urbanismo, a visão sistêmica aparece em rede, na qual as relações de trabalho não são mais atribuição exclusiva de um departamento e se incorporam ao cotidiano de todas as áreas.
O arquiteto é a peça-chave e o iniciador de um processo de mudança nas técnicas e na evolução dos meios de projetar e construir. Um bom projeto exige visão global dos sistemas construtivos, o que requer a integração de quatro conceitos básicos: a visão arquitetônica, o método construtivo, a solução estrutural e a industrialização.
Solução estrutural e industrialização vistas hoje como pontos cruciais são interdependentes, acarretando modificações nas tendências arquitetônicas e nos métodos de produção.
O modelo integrado de projeto, representado no diagrama a seguir, busca ressaltar a importância do projeto no processo construtivo global, o papel determinante da figura do arquiteto, a integração entre os diversos profissionais e a interdependência entre a concepção do projeto e os métodos e possibilidades de produção.
A visão sistêmica também engloba a parte de negócios, serviços e a tecnologia presentes na arquitetura.
Holismo –