TCC quimica
Resumo
O presente artigo tem como objetivo verificar se a infra-estrura do porto de Angra dos Reis atende às necessidades logísticas listadas pelas empresas que fornecem apoio logístico offshore às plataformas de exploração de petróleo e gás. A pesquisa caracteriza-se como teóricoempírico, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivandose de forma descritiva. A coleta foi realizada em duas etapas. A primeira teve como objetivo levantar os dados referentes à infra-estrutura do porto de Angra dos Reis. A segunda etapa utilizou-se de um questionário com perguntas abertas e estruturadas enviadas por e-mail aos gerentes responsáveis de empresas que prestam serviços de apoio logístico offshore. Esta pesquisa, de uma forma geral, concluiu que o porto de
Angra dos Reis teria que realizar um investimento na aquisição de novos equipamentos se o mesmo desejar atender uma possível demanda de empresas que fornecem apoio logístico offshore às unidades plataforma.
Palavras-chave: Logística; Offshore; Infra-estrutura portuária.
1. Introdução
O porto de Angra do Reis começou a ser construído no ano de 1927 devido à necessidade da existência de um terminal para escoamento da produção de café proveniente da região do Vale do Paraíba.
Ao longo do tempo, com as mudanças dos tipos de cargas a serem movimentadas, o porto passou a se adequar às necessidades dos seus novos clientes.
Após a elaboração da Lei dos Portos em 1993, o porto começou a perder participação no mercado. Por um bom período, a Companhia
Siderúrgica Nacional, a qual era responsável pela movimentação de grande parte de volume de carga total deste porto, remanejou a maior parte de suas atividades para o porto de Vitória devido aos incentivos fiscais dado pelo Estado do Espírito Santo.
No período de 1997 a 1998, Companhia Siderúrgica Nacional começou a negociação de arrendamento de um dos