O trabalho
Características e História
Podemos dizer que trabalho é toda atividade na qual o ser humano utiliza sua energia para satisfazer necessidades ou atingir determinado objetivo. A palavra energia é utilizada como a capacidade para realizar uma obra, um trabalho. Energia vem do grego em, que significa “dentro”, e érgon, “obra, trabalho”.
Por intermédio do trabalho, o ser humano acrescenta um mundo novo – a cultura – ao mundo natural já existente. Por isso, o trabalho é elemento essencial da relação dialética entre ser humano e natureza, saber e fazer, teoria e prática.
Um dos principais teóricos a respeito do trabalho foi o filósofo alemão Karl Marx (1818-1883). De acordo com sua interpretação, o trabalho é uma atividade tipicamente humana, porque implica a existência de um projeto mental que modela uma conduta a ser desenvolvida para se alcançar um objetivo.
Papéis do trabalho
O trabalho teria o poder de promover a realização do individuo, a edificação da cultura e a solidariedade entre os seres humanos. Apesar de se construir em uma categoria central da existência para a expressão de nossas potencialidades, o trabalho pode muitas vezes perder sua função libertadora.
Na interpretação de Marx, ao longo da história, a dominação de uma classe social sobre outra desviou o trabalho de sua função positiva. Em vez de servir ao bem comum, passou a ser utilizado para enriquecimento de alguns. Enfim, em vez de construir um elemento de realização de nossas potencialidades, converteu-se em instrumento de alienação.
Trabalho na história
No decorrer da história das diferentes sociedades, muitas foram as maneiras de organizar e conceber o trabalho.
Pré-história
De acordo com antropólogos, a primeira divisão de trabalho teria se dado entre homens e mulheres. Determinadas tarefas como caçar, guerrear, garantir a proteção do grupo, eram reservadas aos homens, enquanto os trabalhos domésticos e os cuidados com os filhos destinavam-se as mulheres. Além do gênero,