meu amor
Atividade Supervisionada
Sociedade Contemporânea
Kelly Ferreira Carvalho - 2014102875
Paola Cerveira Borges dos Anjos – 2014102876
Thayane Gouvêa - 2014101513
Rio de Janeiro
Junho de 2014
Trabalho baseado em uma temática no documentário “O Riso dos Outros”, onde o assunto foco é a Mulher e sua relação com a Sociedade.
Introdução
Desde as primeiras civilizações o homem tem um papel muito forte na sociedade. Sempre manteve nível de hierarquia comparada ao gênero feminino que se mostrava frágil, dependente e inferior. Podemos observar o preconceito voltado para o gênero em todos os sentidos, sejam no modo de expressão, na forma de se vestir ou comportamento. O mais interessante é que muitas vezes esse questionamento maldoso parte das próprias mulheres, aquelas que talvez carreguem em sua cultura familiar um pouco de seus antepassados, uma época em que a mulher era vista como aparelho reprodutor. Durante séculos a mulher foi condicionada a ser a submissa a todas as decisões postas pelo gênero masculino, e sua obrigação era puramente cuidar da família e dos afazeres domésticos. Até mesmo sua sexualidade era imposta. A mulher era vista como fonte de prazer, mas não poderia de forma alguma agir como tal. Muitas mulheres eram violentadas por seus próprios maridos, que enxergava a forma feminina como propriedade e por isso com obrigação de satisfazê-los.
No final do século XIX e início do século XX, a mulher começou a ganhar seu papel na sociedade, adquiriu o direito ao voto e assim, anos a frente iria traçar inúmeras batalhas para ganhar respeito perante o gênero masculino. Mesmo com todas as conquistas, onde parte delas foi ocasionada pelo movimento feminista que defendia os direitos econômicos, políticos e sexuais, a mulher e ainda sofre preconceitos e tenta quebrar tabus por parte da sociedade em geral o que inclui também a sua