O Trabalho
Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada pelo ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo. Trabalho é Praxis, ou seja, Ação Consciente Transformadora, aonde se é usado à capacidade ideativa.
A palavra Trabalho deriva do latim tripalium, objeto de três paus aguçados utilizado na agricultura e também como instrumento de tortura. Mas ao trabalho associamos a transformação da natureza em produtos ou serviços, portanto em elementos de cultura. O trabalho é desse modo, o esforço realizado, e também a capacidade de reflexão, criação e coordenação.
Através do trabalho a civilização conseguiu se desenvolver e alcançar o seu nível atual, pois o trabalho gera conhecimento, riqueza, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico.
Nas sociedades europeias, depois da Idade Média, a ideia do trabalho regular se impõe aos poucos. É o início do Capitalismo que essa nova concepção vai além da atividade agrícola marcada pelos ciclos da natureza.
À medida que se aprofundam nas relações típicas da sociedade capitalista, ocorre a valorização do capital, com a transformação de insumos em produtos, em mercadorias e em lucros.
Assunto estudado por Karl Marx. Para ele, o trabalho é fruto da relação do homem com a natureza, e do homem com o próprio homem, nos distinguindo dos animais já que os animais trabalham e produzem porem somente para atender as exigências práticas imediatas, exigências materiais diretas dos mesmos ou de seus filhotes, portanto, não podendo ser livres ao trabalharem, pois a atividade dos mesmos é determinada unicamente pelo instinto ou pela experiência limitada que podem ter.
O que ocorre ao homem é diferente. Anterior à realização de seu trabalho, o homem é capaz de projetá-lo, ou seja, a capacidade de definir meios diversos que possibilitam o alcance de seu objetivo, possuindo a livre escolha da alternativa que melhor se adeque a seus meios e procurar segui-los.
Justamente porque o