Análise Institucional de estágio
A presente análise institucional tem por objetivo o estudo a cerca da dinâmica institucional do Hospital Areolino de Abreu, tendo em vista a elaboração do projeto de intervenção do Serviço Social. Para isso fez-se necessário conhecer os procedimentos e ações executadas pelo Serviço Social responsável pelas ações jurídicas, identificar as expressões da questão social, as principais demandas, condições de trabalho, perfil dos usuários e sua estrutura familiar. Compreender, assim, o histórico da instituição destacando sua importância para a história da saúde mental no Piauí, bem como analisar seus objetivos e finalidades e as relações de poder que influenciam no processo de tomadas de decisões.
Entende-se por análise institucional como um instrumento que possibilita uma investigação acerca da realidade institucional, além de permite compreender os processos que legitimam o Serviço Social e afirmam a necessidade desse setor dentro da instituição.
Segundo a autora Yolanda Guerra (2009) para se realizar uma análise institucional é necessário identificar à totalidade mais ampla, no caso a instituição, e a dimensão de menor poder explicativo, ou seja, parte desta instituição, essas totalidades não devem ser estudadas separadamente, pois elas só se explicam na relação uma com a outra e para se chegar a essa totalidade é necessário fazer um movimento de decomposição/recomposição.
A metodologia utilizada para a construção desse trabalho foi uma pesquisa documental, com a exploração dos documentos institucionais buscando traçar o perfil dos usuários, a observação in loco e uma revisão bibliográfica sobre a temática saúde mental, o dito “louco infrator” e a medida de segurança (instrumento legal determinado pelo juiz, aos portadores de transtorno mental que cometeram ilícito penal).
Nesse sentido, pode-se observar que a humanidade convive com a loucura desde muitos séculos, contudo ao longo da história, não só do Brasil, mas do mundo, esteve por muitos