O trabalho e sua contribuição
No início da humanidade o objetivo do trabalho era apenas garantir a sobrevivência da espécie humana, buscar formas de suprir as necessidades do homem era seu único propósito. Podemos dizer que o trabalho além de ter perpetuado nossa espécie também deu origem a nossa cultura, é onde tudo começa a liderança, as divisões de tarefas e a lei que predomina que apenas os mais fortes e os melhores lideram.
Foi através do trabalho que o homem demonstrou que é um ser criativo ao elaborar instrumentos para facilitar suas tarefas, que é inteligente ao utilizar da natureza para suprir suas necessidades, descobrindo assim a agricultura. A inserção do comércio logo depois fez com que todo esse processo de trabalho servisse para evolução do homem, ressaltando que até então o homem não vivia em prol do trabalho, mas trabalhava para viver.
É interessante ver que ao longo da história o homem adquiriu um caráter de submissão, desde cedo tendo que obedecer aquele que era mais forte, tendo que se adaptar ao meio que vivia mesmo sendo de forma recíproca. Isso com certeza facilitaram muito a trajetória humana de submissão ao poder, quando foi escravo, quando passou a ser servo, e quando foi liberto não ganhou de fato a sua liberdade, pois deixou de ser mercadoria e passou a vender seu trabalho como tal. O mais interessante é ver que o trabalho ganhou forma de castigo, o que era necessário e natural, passou a ser punição e algo realizado apenas por os menos favorecidos.
A era do capitalismo que surgiu durante a revolução industrial é o cenário perfeito dessa mudança do significado de trabalho, o termo trabalho desde então se modificou e reflete até os dias atuais.
No capitalismo sobrevivência é importante, mas lucrar é necessário, a riqueza ganhou muito mais importância do que o indivíduo que a produz, a relação de trabalho desde então pode ser resumida na teoria de Karl Marx que dizia que a sociedade está dividida em duas classes, os burgueses e os