Contribuição na relação saúde trabalho
Diante dos problemas sociais, da precariedade na saúde publica e da crescente população de trabalhadores que sofrem acidentes e adoecem em seu local de trabalho é de grande relevância a existência de uma política nacional de saúde do trabalhador eficaz, em sua pratica que vise à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que promova ações e promoções de saúde para garantir qualidade de vida e bem estar.
Palavras-chave: problemas sociais, precariedade na saúde publica, adoecimento dos trabalhadores
Sumário
1. Introdução..................................................................
2. Objetivo........................................................................
3. Justificativa............................................................
4. Metodologia..........................................................
5. Discussão.............................................................
6. Considerações Finais.............................................
7. Referências.............................................. Anexos............................................................................
1. Introdução
O CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) é uma instituição vinculada à coordenadoria de vigilância à saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Diadema. Eles oferecem um modelo de atenção integral à saúde do trabalhador por meio de ações de promoção, vigilância e assistência. Atuam em uma equipe multiprofissional com médicos ocupacionais, assistente social, psicólogo, engenheiros do trabalho e uma fonoaudióloga que os coordena.
Para serem atendidos no CEREST, os trabalhadores podem ser empregados, autônomos, cooperados, desde que, residam ou morem no município de Diadema. Eles recebem casos de trabalhadores que sofreram algum acidente, adquiriram doença ocupacional ou sofreram algum tipo de violência a caminho ou no trabalho.