O trabalho profissional: instrumentação para intervenção
FLORANEIDE CORREIA PEREIRA
Jessica Oliveira Nunes
ODILA RIBEIRO SOARES SOUSA
PATRICIA ANDRADE DE SOUZA CAVALCANTE
Serviço Social
O TRABALHO PROFISSIONAL: INSTRUMENTAÇÃO PARA INTERVENÇÃO
Remanso - Bahia
2012
ADÉLIA REIS DA SILVA BRITO
FLORANEIDE CORREIA PEREIRA
Jessica Oliveira Nunes
ODILA RIBEIRO SOARES SOUSA
PATRICIA ANDRADE DE SOUZA CAVALCANTE
O TRABALHO PROFISSIONAL: INSTRUMENTAÇÃO PARA INTERVENÇÃO
Trabalho Direito e Legislação Social, Trabalho Profissional I, Políticas Sociais II e Planejamento Social. apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
Orientadora: Prof.ª Edna Braun, Prof. Jossan Batistute, Prof.Rodrigo Eduardo Zambon.
Remanso - Bahia
2012
INTRODUÇÃO
O envelhecimento é uma questão explorada por pesquisadores, epidemiologistas e estatísticos por meio de investigação científica. A busca para uma melhor qualidade de vida para os idosos transformou-se na lei: 8.482/94 que defende o direito á uma vida digna.
Sendo o Brasil um país que envelhece a passos largos, é esperado que em 2020, o número de idosos brasileiros aumentara consideravelmente , de 18 para 30 milhões. Por isso, é importante hoje que o idoso tenha qualidade de vida.
Parece que é chegada à hora de nos confrontarmos com o envelhecimento, procedendo á uma reflexão sobre o modo como a humanidade vem tratando os idosos.
Em seu livro “O ciclo de vida completo (1998)” Erikson escreveu: “estabelece que seja bom chegar à velhice, se não ficarem problemas não resolvidos em etapas anteriores.”
Isso então nós leva a crer que para se ter uma vida digna ao chegar à velhice, devemos proporcionar a criança e ao adolescente a proteção dos seus direitos, com a garantia de seu cumprimento, conforme previsto por lei. Considerando a realidade expressiva de crianças e adolescentes em situação de risco, com o futuro comprometido por não terem no momento presente o acesso a uma vida digna.
A velhice é apenas mais uma fase da vida. E