O tempo histórico
O TEMPO HISTÓRICO NA SOCIEDADE HUMANA
Trabalho de Rogério Schmidt da Silveira apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Historia-Licenciatura. Orientador: Prof.Guilherme, Celso, Marcia, Bernadete e Taíse.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
1 INTRODUÇÃO O estudo e a interpretação do “Tempo Histórico” são de tamanha importância em nossas vidas que devemos verificar os fatos ocorridos, quais suas motivações, causas e transformações ocorridas naquele referido tempo, assim como seus efeitos, questionando e interrogando os fatos e registros de acordo com “contexto” e “ideologia” daquela época, os quais são comparados e interpelados respectivamente com o nosso presente nos fornecendo assim uma base e orientação do que ocorreu no passado, ou contemporaneamente nos dias de hoje, socialmente, culturalmente e politicamente, o que pode nos auxiliar em nosso futuro.
O TEMPO HISTÓRICO NA SOCIEDADE HUMANA O tempo histórico é um processo onde podemos verificar transformações Sociais provocadas por grupos humanos, que em conseqüência também mudam através deste referido processo. O que ocorre com o tempo revela e transparece, ou, tal como pode dificultar e tornar impreciso seu entendimento e interpretação. O tempo tem varias dimensões históricas, definições e questões que são até de certo modo paradoxal, mas que da mesma forma nos orientam e nos direcionam, embora que acompanhados de certezas e incertezas. São variações e revelações entre inicio e fim, passado, presente e futuro, os quais interferem nitidamente em nossas vidas e no mundo como um todo. Esta interferência é verificada em todo o contexto histórica, mesmo que a sociedade e o homem como agente histórico