Tempo Histórico
José D'Assunção Barros
Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense Professor da Universidade Severino Sombra - www.uss.br. Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos, 280, Centro, Vassouras, RJ, 27700-000 jose.assun@globo.com
RESUMO
Este artigo busca esclarecer e discutir as relações entre "espaço", "tempo" e História. A ênfase é dirigida para as várias modalidades historiográficas para as quais adquirem uma significativa centralidade conceitos como o de espaço, região e território. A História Regional, a Geo-História, e as relações interdisciplinares entre História e Geografia são especialmente enfatizadas.
Palavras-chave: espaço, região, Geo-História
ABSTRACT
This article attempts to clarify and discuss the relations between space, time and History. The emphasis is in the various historiographic modalities of History for which ones the concepts of space, region, and territoriality have a significant centrality. The Regional History, the Geo-History, and the interdisciplinary relations between History and Geography are specially emphasized.
Key words: space, region, Geo-History
Espaço e tempo - Territórios do historiador
Já se disse que "a História é o estudo do homem no Tempo". A definição foi proposta por Marc Bloch por volta de meados do século XX,1 mas hoje parece tão óbvia que já deve ter sido mencionada inúmeras vezes em obras de historiografia, e certamente na maioria dos manuais de História. No entanto, quando Marc Bloch a propôs, estava confrontando esta definição a uma outra que também parecera perfeitamente óbvia aos historiadores do século XIX: "a História é o estudo do Passado Humano".
A idéia de "estudo", que aparece em ambas as definições, aliás, é particularmente sintomática, e assinala um momento no século XIX em que a história passa a ser considerada uma Ciência — uma ciência