Depreciação da Taxa de Câmbio
Esta atividade tem como objetivo demonstrar e apresentar o conceito de câmbio e o seu impacto com a valorização e desvalorização e os seus efeitos na econômia, como o choque na curva de oferta e como o mercado pode retornar a um equilibrio.
Taxa de câmbio é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda, como por exemplo o real com o dólar (US$1,00 = R$1,98).
A valorização cambial seria o aumento do poder de compra da moeda nacional perante outras muedas o que resultaria na queda da taxa cambial, o outro caso seria a desvalorização cambial que seria o oposto, uma redução do poder de compra da moeda nacional, estas mudanças são determinadas conforme o regime adotado em cada país que poderia ser: Regime Fixo, Regime Livre ou flutuante ou como no caso do Brasil regime de flutuação suja.
Curva da oferta
A curva da oferta (ou função oferta) não é mais do que a representação num gráfico da relação entre opreço de mercado e a quantidade oferecida nesse mesmo mercado para um determinado produto. Maisconcretamente, é colocada no eixo das ordenadas (na vertical) a variável preço e no eixo das abcissas (nahorizontal) a variável quantidade. Tendo em conta a relação positiva entre preço e quantidade do lado daoferta, a curva da oferta terá normalmente um declive ou inclinação positiva (direcionada na perspetivados pontos cardeais entre sudeste e noroeste). De qualquer modo, a forma e inclinação da curva da ofertadependem designadamente da elasticidade da oferta face ao preço, ou seja, da relação entre a variaçãona quantidade face a uma variação unitária no preço.
Há, no entanto, situações em que se podem verificar deslocações (para a esquerda ou para a direita) daprópria curva da oferta. Uma situação de deslocação da curva da oferta para a direita implica que aquantidade oferecida seja sistematicamente maior para cada um dos níveis de preços. A ocorrência destasituação pode derivar de situações em que se