O tempo historico
HISTÓRIA
GREICI CRISTINA BIEGER
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Lajeado
2012
GREICI CRISTINA BIEGER
O TEMPO HISTÓRICO
Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comunicação e Linguagem, Introduçao aos Estudos Históricos, História Antiga e Filosofia.
Profs. Celso Leopoldo Pagnan, Bernadete Strang, Guilherme Cantiere Bordonal e Marcia Bastos de Almeida.
Tutora eletrônica: Helen Michele Torrecillas
Tutor(a) de sala: Tiago Weizenmann
Lajeado
2012
Neste trabalho irei refletir sobre a categoria “tempo” para mim estudante de história.
O tempo aparece sempre sob o signo da contradição, do ser e do nada, ele é intocavel, mas pode ser percebido e sentido, atraves do crescimento das plantas, do envelhecimento do homem, do passar do dia e da noite. O mesmo é dividido em passado, presente e futuro, no qual o passado precede o presente, que precede o futuro.
Permeado pelo tempo, a História nos permite fazer prognósticos do presente para o futuro a partir do diagnóstico do passado. O historiador no exercício de seu ofício produz, através de registros de sua observação, a historicidade de uma época, dialogando com as marcas produzidas e deixadas pelo passar do tempo. Periodizando, identificando rupturas através de uma estrutura diacrônica do tempo, o historiador caminha em direção a uma dimensão própria da história.
O tempo tem como principais agentes os grupos humanos, os quais provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo em que são modificados por elas, revelando e esclarecendo assim o processo pelo qual passou ou passa a realidade em estudo. Traçamos então um imite de tempo para estudar os seus acontecimentos característicos, levando em conta que, naquele momento escolhido, muitos seres humanos viveram,