O símbolo da Medicina
O símbolo da medicina
Alunos: Beatriz Romeiro, Cristina Hamabata, Lucas Vedovato, Magdalena Bordali, Mariah Mortean.
Introdução
A origem da simbologia médica vem da antiguidade grega, porém, ainda há muita discussão sobre o assunto, pois ela é dividida em duas suposições mitológicas: a representação de Hermes, mais conhecido como caduceu, o qual consiste em duas serpentes enroladas simetricamente em volta de um bastão com asas na parte superior; e a de Asclépio, o qual é representado por um bastão tosco, mais simples, com apenas uma cobra enrolada em torno dele. Para entendermos a origem e o significado de cada parte dos símbolos, é necessário saber a história de cada um dos personagens.
A historia de Asclepio
Coronis era uma mortal e foi amada pelo deus Apolo. A ninfa estava gravida quando Apolo descobriu sua traição com um simples humano, assim, enfurecido, mandou a irmã mata-la com uma flechada. Ao lembrar que a amante infiel estava esperando um filho seu, o deus da luz providenciou que a criança fosse salva. O menino, Asclepio, foi levado ao centauro Quiron por quem foi educado. Além disso, Quiron ensinou lhe o uso de plantas medicinais, e assim, Asclepio tornou um medico renomado que, além da cura, tinha o poder de ressuscitar.
Hades, o deus do mundo subterrâneo, foi queixar- se para Zeus que seu reino estava ficando vazio, já que Asclepio estava ressuscitando os mortos. Com isso, Zeus fulminou um raio em Asclepio. Após sua morte, foi cultuado como o Deus da medicina, tanto na Grécia como no Império Romano, onde passou a se chamar Esculapio.
Segundo a mitologia, durante sua visita a um de seus pacientes, uma cobra se enrolou em torno do cajado e mesmo com muito esforço ela voltava a se entrelaçar e por la permaneceu. Devido ao fato, a imagem da cobra enrolada no bastão ficou muito conhecida e se tornou o simbolo da atividade médica.
Uma outra lenda explica a presença da cobra no cajado de Asclepio.