Ciencia politica
1 Partidos políticos
1.1 Definição de partido político
Existe uma diversidade de definições. Exemplos: “São organizações que congregam homens da mesma opinião para afiançar-lhes verdadeira influência na realização dos negócios públicos” (Kelsen) ou “uma organização para ganhar eleições e obter o controle e direção do pessoal governante” (Schattschneider) ou “organização de pessoas que inspiradas por idéas ou movidas por interesse, buscam tomar o poder, normalmente pelo emprego dos meios legais, e nele conservar-se para realização dos fins proprugnados” (Bonavides).
Para Bonavides (2003, p.346), as diversas conceituações coincidem em alguns elementos comuns, a saber: a) o partido é “um grupo social, b) um princípio de organização, c) possui um acervo de idéias e princípios, que inspiram a ação do partido; d) um interesse básico em vista: a tomada do poder; e e) um sentimento de conservação desse mesmo poder ou de domínio do aparelho governativo quando este lhes chega às mãos”.
1.2 Surgimento dos partidos políticos
Até o séc. XVII e XVIII, a palavra partido estava atrelada a sua origem latina, partire, ou seja, partir, dividir. No séc. XIX, a ideia de partido passou a ser associado partager que significa compartilhar em francês. Nesse período e que se começam a formar os primeiros partidos políticos modernos (PETERSEN, 1997, p.131).
Historicamente, os primeiros partidos surgiram na Inglaterra. Há cerca de 300 anos. Diz Bonavides (2003, p.371) “ Desde que a distinção entre ‘Whigs’ e ‘Tories’, no fim do reinado de Carlos II, se tornou patente, é possível falar de uma história dos partidos políticos ingleses [ ...]”.
No entanto, esses partidos não tinham a mesma feição que os modernos. Os partidos modernos são instituições que emergem com a democracia representativa. Essa última caracteriza-se pela realização de eleições periódicas e pela presença de partidos políticos. (PETERSEN, 1997, p.131).
Esses novos partidos surgem em 1830 nos