Reino Fungi
Corpo:
O corpo dos fungos é formado principalmente por filamentos delgados chamados hifas, cujo conjunto forma um micélio, que não é um tecido verdadeiro.
Em algumas espécies de fungos, as hifas são formadas por uma massa citoplasmática única na qual estão imersos vários núcleos, falando-se em hifas cenocíticas. Em outras espécies, essas hifas apresentam septos transversais internos que delimitam compartimentos citoplasmáticos com um ou dois núcleos. Nesses septos existem poros por onde há comunicação do citoplasma de cada compartimento vizinho. Essas hifas são chamadas septadas.
Nutrição:
Os fungos não possuem clorofila, como nas plantas, por isso não podem realizar fotossíntese, e consequentemente, não produzem seu próprio alimento, e com isso apresentam nutrição heterotrófica. Eles soltam ao seu redor uma substância chamada, axoenzima, que é praticamente igual a uma enzima digestiva. Essas enzimas digerem moléculas orgânicas do ambiente, e então o fungo absorve o seu alimento que foi digerido pelas exoenzimas.
Existem dois nichos ecológicos para os fungos: decompositores e parasitas. A diferença entre os dois é que os parasitam se fixam em organismos vivos enquanto os decompositores se fixam em organismos mortos. Os parasitas ainda podem ser insectívoros ou helmintívoros, respectivamente, comedores de insetos ou minhocas. O primeiro libera uma substância pegajosa á sua volta onde moscas e pequenos insetos ficam presos e são digeridos pelas axoenzima. O segundo, o fungo libera substâncias tranquilizantes que mobilizam as minhocas.
Respiração:
Muitos fungos são aeróbios, isto é, realizam a respiração, mas existem alguns que na ausência de oxigênio realizam a fermentação, estes últimos são anaeróbios facultativos. Dentre os anaeróbios facultativos, alguns são utilizados na produção de bebidas alcoólicas, como a cerveja e o vinho e, na preparação do pão. Nesses