O surgimento dos números complexos
A abordagem dos números complexos, foi abordada aproximadamente no século xviii.
O primeiro matemático, que desenvolveu tais números que chamamos de complexos foi o matemático Héron de Alexandria. Ele pretendia resolver as seguinte formula o)441-18( = o)36-(.
Por volta de 275 dc, Diophanto resolveu as seguintes equações deste modo
24x²-172x+336=0. Viu-se que não tinha necessidade de usar a formula anterior de Héron.
Bhaskara foi o indiano que chegou o mais perto da álgebra moderna, ele trabalhava da seguinte forma, ‘’menos com menos da mais” e trabalhava com coeficientes negativos, ele tinha a idéia de a equação x²-45x=250 eram iguais a dois valores x=5 e x=-5, mas ele não considerava a segunda, pois ninguém colocava em prática raízes que davam resultados negativos. Gerônimo Cardano foi o primeiro matemático a considerar raízes quadradas de raízes negativas, pois ele acreditava que a aparição das raízes negativas não tinha solução. Cardono em 1545 mencionou pela primeira vez os números complexos. Cardono levou o mérito, ele foi o primeiro a considerar raiz quadradas negativas, porque naquela época os números negativos não tinha seu valor ou seja não tinha importância.
Os números polinomiais da equação 3
A equação de 3º grau surgiu do autor Scipione Del Ferro, professor de matemática em Bolonha, na universidade medievais umas das mais antigas com tradição na matemática. Não se sabe como Ferro fez suas descobertas. A solução algébrica para uma cúbica preparou-se, Nícolas Tartaglia tinha um conhecimento amplo de resolver equações pois , ele próprio achava seus próprios métodos para se resolver as equações. Em 1541, Tartaglia aprendeu a resolver equações cúbicas. Ao espalhar a noticia de Tartaglia sabia resolver as equações, foram organizada uma competição entre Tartaglia e Fior. Atarefa eram resolver 30 questões, onde seus oponentes formulavam as questões e depois de formuladas trocavam