ESCOLA QUANTITATIVA
Foi uma das novas correntes de administração. Sua principal função foi o complexo de modelos matemáticos para auxiliar na decisão dos administradores para as soluções dos problemas.
- CONTEXTUALIDADE As principais influências para a escola quantitativa foi a 2ª Guerra Mundial e o surgimento de associações de disseminação na informação para gerentes.
IMPACTO DA 2ª GUERRA MUNDIAL > Os países desenvolvidos investiam em estratégias e planejamentos para ter vantagem sobre seus oponentes, investindo em especialistas para encontrar soluções matemáticas e quantitativas nas operações militares. Com isso ganharam bastante conhecimento que ajudavam nas tomadas de decisões. A partir daí, esses métodos começaram a serem incorporados nas organizações, especialistas deram continuidade a essas pesquisas e operações, mas agora, para ajudar empresas e o governo na tomada de decisões.
IMPACTO DAS ASSOCIAÇÕES DE DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO PARA GERENTES > Com a administração em crescimento, os administradores necessitavam de organizar. Em 1950 apareceram as primeiras associações com o objetivo de disseminar as informações da técnica quantitativa para tomada de decisões para a área administrativa. Em 1952, foi criada a Sociedade Americana de Pesquisa Operacional, da qual influenciou o surgimento de um jornal de divulgação de técnicas de gestão de operações e de logística, o Operations Research. No ano seguinte, surgiu a Management Science, uma revista criada pelo Instituto de Ciencias da Administração, com o intuito de identificar, expandir e unificar os conhecimentos científicos para ajudar a compreeender a pratica da administração. Essas associações fizeram nascer um novo pensamento administrativo, a escola quantitativa, da qual suas técnicas ajudariam na resolução dos problemas organizacionais.
- A ESCOLA QUATITATIVA Utiliza técnicas matemáticas e estatísticas para a analise de modelos complexos. Podemos dividir a escola quantitativa em três grandes