Serviço social
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIENCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS - FAFIC
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA PESQUISA
ANTROPOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL
CAJAZEIRAS – PB
2012
J
Trabalho apresentado a Disciplina de Introdução ao Serviço Social do Curso de Serviço Social pela Faculdade de Filosofia, Ciências, e Letras de Cajazeiras – FAFIC, para obtenção parcial, ministrado sob a orientação da Professora Irene.
CAJAZEIRAS – PB
2012
ANTROPOLOGIA
A Antropologia é o estudo do homem e da humanidade em sua totalidade, abrangendo suas dimensões biológicas, sociais e culturais; incluindo sua origem, seus agrupamentos e relações sociais, comportamento, desenvolvimento social, cultural e físico, suas relações com o meio natural, variações biológicas e sua produção cultural. Ou seja, a antropologia procura estudar a humanidade em todos os seus aspectos.
ANTROPOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL
A antropologia mostra ao assistente social como lidar com as diferenças sociais, como enxergar os problemas dos outros, identificar quais acontecimentos seria necessário para que essa pessoa aceitasse ajuda, e que tipo de ajuda ele realmente precisa.
A mesma faz com que o assistente social veja que o mundo esta sempre mudando, o profissional tem que ter um olhar critico e uma atitude renovadora, que transforme em compromisso, a busca por uma melhor e mais justa relação entre as pessoas, ou seja, o saber antropológico nos permite ver, compreender, analisar as diferenças sociais e culturais que existe entre pessoas, sem fazer julgamentos precipitados, buscando sempre a paz e o respeito entre povos.
A troca de informações entre serviço social e antropologia trás grandes benefícios, a antropologia faz com que o