Relatorio de fisica1
BACHARELADO EM FÍSICA
Laboratório de Física I
Forças Co-planares e Vantagem Mecânica
Grupo: jefferson andrade
Relatório da disciplina Laboratório de Física I à ser entregue ao professor Sandro Barboza, a fim de representar a quinta prática à esta disciplina.
Ilhéus
07/10/09
Introdução
Parte I:
Nesta parte do experimento iremos obter a resultante de um conjunto de forças atuando em um ponto a partir da decomposição dessas forças (Fx, Fy), verificaremos se o ponto estará em equilíbrio e confeccionaremos diagramas de força.
A estática de um ponto material engloba a composição e decomposição das forças (representadas por vetores fixos) que nele atuam. Quando um sistema de forças é substituído por uma única força esta é designada por resultante. Quando a resultante de todas as forças que atuam sobre o ponto material é zero, o ponto material esta em equilíbrio.
Este princípio é consequência da Primeira Lei de Newton: “se a força resultante que atua sobre um ponto material é zero, este ponto permanece em repouso (se estava originalmente em repouso) ou move-se ao longo de uma reta com velocidade constante (se originalmente estava em movimento)”.
Para exprimir algebricamente as condições de equilíbrio de um ponto material, escreve-se:
Fr=i=1nFi = 0
Onde Fr é a resultante das Fi forças aplicadas no ponto em questão, n é o número de forças aplicadas no ponto. A Força resultante pode ser também escrita em termos das componentes de cada força. Num sistema de coordenadas cartesianas, teremos:
Fr = (Fx, Fy, Fz) = i=1n(Fxi, Fyi, Fzi) = ( i=1nFxi, i=1nFyi, i=1nFzi)
Onde Fx, Fy, Fz são as componentes da força resultante nos eixos x, y e z respectivamente. Como a Fr é igual a zero, o somatório das componentes dessa força também serão iguais a zero. (Neste experimento, utilizaremos somente das componentes de x e y, já que estamos trabalhando com forças co-planares).
As componentes da força serão calculadas