O Solo
Os solos são formados pela decomposição das rochas sob a ação da temperatura e da água que provem das chuvas e rios.
O solo é um importante recurso natural, pois através dele que obtemos quase todos os nossos alimentos. O solo pode ser rico ou pobre em nutrientes e assim o solo brasileiro é dividido em solo fértil e solo não fértil.
O solo é essencial para a atividade agrícola, e a mesma só pode ser produzida num solo fértil. A agricultura brasileira é dividida em rudimentar e agricultura mecanizada, sendo que as duas agridem o meio ambiente uma em maior proporção outra em menos. Para o desenvolvimento dessa atividade são utilizados adubos químicos, fertilizantes, queimadas e outras técnicas que colocam em risco a qualidade do solo.
Deveria ser repassado e explicado para os grandes e pequenos produtores como utilizar o solo sem agredi-lo de maneira clara e que estivesse ao alcance dos mesmos, e assim um recurso natural tão importante não estaria em risco a sua fertilidade.
O solo da região norte: Imagina se que na região norte o solo é bastante fértil já que pensamos na floresta amazônica, mas na verdade não é bem assim. A floresta amazônica só é fértil graças a matéria orgânica que ela possui, (galhos, restos de animais e vegetais e etc.) o restante do solo dessa região não é muito fértil já que o solo é arenoso.
O solo da região Nordeste; O solo da região Nordeste é mais pobre por ser um solo pedregoso. Em muitas áreas do Nordeste, a paisagem revela um canário desolador, um solo raso, calor rios secos durante boa parte do ano.Em outras áreas como a faixa de terra junto ao atlântico, a influencia de massas de ar oceânicas suaviza o calor e provoca chuvas, responsáveis pelo verde da vegetação nativa.
O solo da região Centro-Oeste: Este solo é bastante diversificado pois proporciona muita riqueza natural para essa região e também um aproveitamento econômico com suas belezas. O solo dessa região também é um solo ácido, pois chove