o sistema fiscal em angola
Angola é atualmente considerado um dos países mais prósperos do continente africano. Com uma enorme diversidade de recursos naturais, o mercado angolano reúne vantagens competitivas inegáveis tornando-se extremamente apetecível à expansão de empresa não só portuguesas como de todo o mundo.
Numa crescente época de globalização, competitividade e crescimento económico, Angola oferece inúmeras oportunidades, tornando-se mesmo para muitas empresas portuguesas como um mercado de elevado interesse. E Portugal tem, efetivamente, condições para manter uma posição de relevo económico em Angola, apostando neste país até como uma ponte para atingir outros mercados africanos.
Angola é também um mercado que vai continuar a crescer nos próximos anos perspectivando-se, com toda a certeza, um mercado de futuro. De acordo com estatísticas recentes, as exportações portuguesas para o mercado angolano têm apresentado um rápido crescimento.
Contudo, a decisão de expansão de uma empresa para um mercado desconhecido, e concretamente o angolano, deve ser acompanhada por um estudo de mercado, estudo de viabilidade económica e financeira, e também de um planeamento fiscal que assegure o correto e eficaz desenvolvimento da empresa numa economia emergente. Atualmente, a maior complexidade e turbulência dos mercados internacionais torna imprescindível o planeamento fiscal, o conhecimento atempado das melhores soluções fiscais para enquadrar uma empresa, pois só assim conseguem atingir o sucesso em novos mercados.
Posto isto, iremos descrever ao longo deste trabalho os principais impostos a vigorar em Angola.
É nesta óptica que podemos designar a fiscalidade como uma importante ferramenta de informação de gestão e de apoio à tomada de decisão, como um apoio de consultoria e de optimização fiscal.
O sistema Fiscal em Angola
O sistema fiscal Angolano é composto por um conjunto de