O sistema deve ser fácil de usar, evitando digitação desnecessária de informações de modo a dar agilidade ao processo.
Entre tantos valores e concepções políticas que corriam o mundo europeu na passagem do século XIX para o XX, o professor pode salientar que as lutas contra o Antigo Regime imprimiram um acentuado sentimento nacionalista entre liberais, republicanos e sindicalistas. Se for possível, o professor pode citar rapidamente uma passagem da obra “A Era dos Impérios”, do historiador Eric Hobsbawn, onde o autor diz que muitos soldados se lançavam nos campos de batalha defendendo, acima de tudo, a soberania de sua nação.
Após reforçar essa questão do nacionalismo, a turma já apresenta condições para que o professor demonstre como o sentimento nacionalista foi explorado, por exemplo, nas propagandas oficias dessa época. Partindo do pressuposto que em uma guerra um país precisa ampliar seus contingentes militares rapidamente e racionar seus recursos por conta da devastação dos conflitos, o professor pode realizar uma atividade onde os alunos assumem o papel de “críticos da comunicação”.
Apresentando os cartazes da Primeira Guerra Mundial, o professor pode oferecer uma atividade onde os alunos avaliem quais elementos são explorados em diferentes propagandas de governo fabricadas nessa época. Abaixo, seguem alguns cartazes e definições básicas que podem ser adotados para esse tipo de atividade.