O SISTEMA DE FRANQUIAS
1 - franquia é um sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.
Sistema de distribuições de bens e serviços, pelo qual uma empresa cede sua marca e tecnologia de negócios a terceiros, mediante determinadas condições e pagamentos de taxas. Estratégia de marketing para distribuição de produtos e serviços. Estratégia de expansão territorial e de conquista de novos mercados. União de interesses de dois parceiros que trabalham sob um único sistema, buscando o sucesso e lucro mútuo.
É um método para a distribuição de produtos e/ou serviços cujo sucesso depende fundamentalmente da capacidade de se reproduzir, em diferentes locais e sob a responsabilidade de diferentes pessoas, um mesmo conceito de negócio.
Esse modelo se caracteriza pela existência de um contrato, no qual uma empresa, detentora de uma marca ou patente (franqueador), utiliza o sistema de franquias para expandir seus negócios, concedendo a outros (franqueados) o direito de uso de sua marca ou patente e de exploração comercial do que tiver sido desenvolvido ou testado por ela.
O termo Franquia é utilizado tanto para designar o sistema, quanto a pessoa jurídica que participa de uma rede de franquias (a unidade franqueada). O termo Franchising é comumente utilizado para designar a estratégia de distribuição e comercialização de produtos e serviços
Franqueador – Franchisor
Detentor da marca e/ou método de trabalho repassado a terceiros sob o sistema de Franchising. Desenvolve e testa na prática o produto/serviço. Concede a franquia a quem tiver perfil adequado. Estipula padrões. Desenvolve técnicas, produtos e serviços. Treina e apóia o franqueado. Supervisiona a rede.
Franqueado – Franchisee
Pessoa física ou jurídica que